Contador de Acessos Atualizado por falha do anterior em 30/01/2013


estatisticas online

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Cultura de Cabo Frio equipa Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb


Unidade está recebendo diversos equipamentos de iluminação e de som

Um dos principais espaços culturais da cidade, o Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb, passa por diversas reformulações tanto estrutural quanto de conteúdo. Esta semana, algumas das primeiras ações de infraestrutura já começaram a acontecer com a chegada de vários equipamentos de som e luz como refletores, mesa digital com 48 canais e dois racks de luz. Na parte sonora, o Teatro passa a contar com dois amplificadores, sendo dois para a plateia e dois para retorno; quatro microfones (dois com fio e dois sem fio), além de quatro pedestais e uma mesa de som com 12 canais.

De acordo com o Superintendente dos Espaços Culturais de Cabo Frio, Yuri Vasconcellos, a aquisição destes materiais é uma conquista muito importante:

- É essencial para um teatro ter aparelhagem específica e de qualidade, o que antes não existia, pois os equipamentos estavam sucateados – disse Yuri, que além de diretor do local também é ator.

Além de receber nova aparelhagem, a direção da unidade já foi iniciou outras medidas de melhoria das instalações do Teatro como a revisão dos aparelhos de ar condicionado; liberação da Sala Ângelo Samerson para ensaios; implantação do Centro de Estudos na Sala Frederico Araújo com oficinas e organização de livros/textos teatrais para consulta e pesquisa.

SERVIÇO
Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb
End.: Rua Aníbal Amador do Vale, s/n – Algodoal – Praia do Forte
Telefone: 22 2645.4472
Funcionamento da secretaria: de seg a sex, de 9h às 17h, sem interromper o atendimento durante o horário de almoço

Texto: Nicia Carvalho | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Cultura

Cultura de Cabo Frio abre inscrições para oficinas de arte


Projeto Novos Poetas e Curso Básico de Interpretação Teatral começam em março

Fomentar e facilitar o acesso às artes para a população, inclusive por meio de oficinas. Esta é a proposta de uma série de cursos que estão sendo elaborados pela direção do Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb. Dois deles têm início em março - como a Oficina da Rima, do Projeto Novos Poetas, e o Curso Básico de Interpretação Teatral. As inscrições já estão abertas e as atividades começam dia 05 e 18, respectivamente, no próprio teatro.

Os interessados em participar devem se dirigir à secretaria do Teatro Municipal, de segunda a sexta, de 9h às 17h, para se matricularem e os inscritos recebem, ainda, apostila para acompanharem as atividades desenvolvidas. Ao final do curso, os alunos ganham certificado de participação. A idade mínima para se inscrever é acima de 12 anos.

De acordo com a direção do Teatro, o objetivo da oficina de poesia é incentivar a produção de textos poéticos, criar grupos de poetas na cidade, além de exercitar a leitura de textos em geral e incrementar a escrita em verso e prosa.

- Nosso objetivo é ocupar os espaços do Teatro tanto com eventos como formaturas, shows, peças, entre outros, como também com os cursos em diferentes segmentos artísticos – disse Yuri Vasconcelos, Superintendente dos Espaços Culturais de Cabo Frio.

A oficina de poesia será ministrada pelo professor de Literatura e poeta Maurício Cardozo, em três módulos, com aulas uma vez por semana, em dois horários: as terças, de 9h às 11h, ou as quartas, de 13h às 14h30, na Sala Frederico Araújo.

Já o Curso Básico de Interpretação Teatral acontece às segundas e terças, de 19h às 22h. A oficina, que tem o custo de R$ 20, é aberta para pessoas acima de 12 anos.

Maurício Cardozo é poeta, professor. Lançou o livro “Poesia na Lapa”, é criador do Varal de Poesia de Cabo Frio, além de ter inúmeras performances no Brasil e no exterior.

SERVIÇO
Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb
Endereço: Rua Aníbal Amador do Vale, s/n – Algodoal – Praia do Forte
Telefone: 22 2645.4472
Funcionamento da secretaria: de seg a sex, de 9h às 17h, sem interromper o atendimento durante o horário de almoço.

Oficina de Poesia
Local: Teatro Municipal
Início: 05 de março
Dias: terças e quartas
Horário: de 9h30 às 11h ou de 13h às 14h30
Custo: gratuito

Oficina de Teatro
Local: Teatro Municipal
Início: 18 de março
Dias: segundas e terças, de 19h às 22h
Custo: R$ 20

Texto: Nicia Carvalho | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Cultura

CODESTAM discute calendário de eventos para Tamoios


 Marrom Silva, superintendente de eventos da CODESTAM


Superintendente de eventos e diretor de turismo da companhia se reúnem para definir programação. Segundo eles, qualidade dos eventos determina o perfil do turista que visitará o distrito

O superintendente de eventos da Companhia de Desenvolvimento de Tamoios (CODESTAM), Marrom Silva, esteve reunido esta semana com o diretor de Turismo da companhia, Alan do Chaparral, para discutir os eventos que serão realizados durante o decorrer do ano no Distrito de Tamoios.

Segundo Marrom, a qualidade dos eventos produzidos em Tamoios será decisiva na formação do perfil dos turistas que visitam o local.

- A produção dos eventos determina o público. Não é suficiente apenas os eventos acontecerem, eles têm que ser bem produzidos e com artistas de qualidade. Fatores imprescindíveis para a movimentação da economia, afinal, atraem um público mais seleto, fato este extremamente relevante para o turismo. Acredito que a pasta de turismo e a pasta de eventos, devem sempre estar de comum acordo, tendo em vista, que uma depende da outra para o sucesso da gestão de ambas – analisou Marrom.

O superintendente disse ainda que é de extrema importância a realização de grandes eventos com artistas consagrados.

É bom para o aumento da autoestima da população e para o crescimento do turismo local, e isso tem sido observado pelo prefeito Alair Corrêa – concluiu Marrom.


Texto: Katyuscia Chaparral / Assessoria de Imprensa da CODESTAM
Foto: Paulo Roberto

Eventos de Tamoios integrarão calendário oficial de Cabo Frio


Reunião define, ainda, que festas tradicionais como a Portuguesa e a Nordestina terão programação nos dois distritos

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (27/2), na secretaria de turismo de Cabo Frio, entre o secretário de Eventos, Edson  Leonardes; os coordenadores executivos de Turismo, Milton Roberto de Souza, Aldenir Soares e Gilson Peres; o secretário de Cultura, José Facury; o diretor de turismo da CODESTAM, Alan do Chaparral; e o diretor de Eventos e Turismo, Marcelo Agualusa; ficou acordado que o calendário anual de eventos de Cabo Frio, incluirá os eventos já consagrados no Distrito de Tamoios.

A partir de agora, os eventos que já eram realizados tradicionalmente em Tamoios farão do calendário oficial do município, bem como os celebrados em Cabo Frio – tais como a Festa Nordestina, a Festa Portuguesa, o Festival do Camarão e o Festival de Mariscos, dentre outros, terão realização paralela destes eventos no Distrito de Tamoios. 

O calendário de eventos da cidade encontra-se em fase de acabamento e será divulgado oficialmente em breve pela secretaria de Turismo.

Texto: Katyuscia Chaparral / Assessoria de Imprensa da CODESTAM

-- 
Secretaria Municipal de Comunicação Social de Cabo Frio
(22) 2646.4889

SEC de Cultura - História resgatada






Cultura de Cabo Frio e Iphan vão recuperar Forte São Matheus, um dos símbolos da cidade

Construído no século XVII e cercado por muitas histórias que se misturam ao surgimento de Cabo Frio, o Forte São Matheus está prestes a passar por mais uma restauração. Para isso a secretaria de Cultura da cidade, em parceria com Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), vai promover a primeira de algumas melhorias que estão previstas para o local.

De acordo com Clébio Gonçalves, administrador do Forte, nesta etapa serão realizado reparos no telhado, guarita, nas correntes da balaustrada (conjunto de parapeito, grade, corrimão para proteção), na ponte de acesso, entre outros. Ainda segundo Gonçalves, o início do trabalho aguarda apenas a autorização do Iphan.

- O prédio é histórico, tombado pelo Patrimônio Histórico. É preciso que nossa história seja mantida viva também através de nossos monumentos – disse Clébio, que também é diretor do Departamento de Memória Histórica da cidade.

Após a função de salvaguardar a antiga povoação de Santa Helena do Cabo Frio e da barra do canal da Lagoa de Araruama (hoje Canal do Itajuru), atualmente o Forte abraça a vocação de espaço cultural e turístico.

Sobre o Forte São Matheus
No começo do século XVII o Forte de Santo Inácio do Cabo Frio foi demolido para dar início a construção do Forte São Matheus, uma vez que o  primeiro foi considerado pelo governador da época muito vulnerável à função de proteção que lhe cabia. O objetivo do Forte era proteger a costa dos ataques e invasão dos franceses, holandeses e ingleses que invadiam a região em razão da imensa quantidade de Pau-Brasil que existia por aqui.

Segundo alguns estudos, parte do material de construção e de artefatos, como armamento e guarnição que pertenciam ao antigo prédio, foram remanejados para o novo Forte. Na terceira década do século XIX, as dependências do prédio consistiam de alojamentos do comandante, da guarnição, sala de arrecadação, de guarda fogo, do paiol, e de uma prisão.

Atualmente voltado para o uso turístico e cultural, o Forte São Matheus - que engloba o penedo em que se ergue o prédio e a ponta da praia num raio de 500m de partir do centro do imóvel - é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

SERVIÇO
Forte São Matheus
Praia do Forte, Cabo Frio
Funcionamento: de segunda a segunda, de 8h às 17h

Texto: Nicia Carvalho
Fotos: Arquivo

Resgatando Nossas Histórias

Fabio Pereira & Manoel Atanásio (idealizadores)
O que seria de nós sem uma história? O que iriamos contar aos nossos Filhos? Netos? O que iriamos ensinar? dar de exemplo?!  Essa é a importância de se ter uma história... E pensando nisso Manoel Atanásio e Fábio Pereira, criaram o perfil Cândida Terra no famoso e popular Facebook , que resgata a história de vários personagens do acervo de nossa amada Cabo Frio. Entre eles: A própria Cândida Terra, Fotógrafo Wolney Teixeira de Souza, Teixeira e Sousa, Waldemir Terra Cardoso, Vitorino Carriço e outros personagens que compuseram a história de Cabo Frio. Além dos personagens o perfil Cândida Terra também fala sobre os patrimônios históricos, abre enquetes com curiosidades, faz apelos ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e muito mais... Manoel Atanásio um dos idealizadores, diz: -Nossa intenção foi incentivar o uso da internet e em especial o Facebook, para apresentar aos internautas de modo geral a nossa história já esquecida por muitos, e acrescentar um pouco mais de cultura nas páginas da internet. Já Fábio Pereira (Fotógrafo)  que compõe a dupla de criadores, juntou a sua paixão por fotografias e é o responsável pela parte visual fotográfica que compõe o perfil, fazendo assim vários flashes dos monumentos de nossa cidade, trazendo ao leitor imagens que para muitos revelam se  inéditas, e ao mesmo tempo tão próximas, despertando assim a curiosidade e gerando um incentivo ao cidadão a prestar mais atenção no patrimônio histórico que esta a sua volta, pois como diz um velho ditado: "As coisas mais difíceis de se ver, estão bem debaixo dos seus olhos..."    
                                                 
                                                                                                                                        Por: Léo Capone

Cabo Frio vai ganhar Central de Abastecimento



Projeto está em fase de apresentação à população. Investimento na CENAB é estimado em R$ 100 milhões

Cabo Frio terá sua Central de Abastecimento (CENAB). O projeto, pioneiro no interior do estado, vai proporcionar ao produtor rural local de escoar sua produção, com uma estimativa da criação de 4 mil empregos diretos e 8 mil indiretos. Com funcionamento semelhante ao da CEASA, o projeto da CENAB encontra-se em fase de apresentação a população. Depois de aprovado e licitado, a obra tem uma estimativa de 18 meses para conclusão a partir do seu início.

Segundo o Secretário de Projetos Especiais, Luiz Augusto Lopes, que desenvolveu o projeto a pedido do prefeito, a CENAB será o pontapé inicial para a implantação de um pólo industrial no município, trazendo inúmeros benefícios para os moradores.

Com um investimento que gira em torno de R$ 100 milhões, e uma estimativa inicial de movimentação de R$ 500 milhões por ano, a CENAB será implantada às margens da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), no bairro de Campos Novos, em Tamoios, próximo onde será construído um aeroporto com pista de pouso de 2.200 metros de extensão, além de hangares para a guarda e manutenção de aeronaves, tornando assim o local apropriado para implantação de um pólo, tendo em vista o fácil acesso.

Luiz Augusto disse ainda que o projeto da CENAB prevê a ocupação uma área de 1 milhão de m², com alcance a 32 municípios, cuja população, somada, chega a 2,24 milhões de pessoas, sem considerar aqueles que pertencem à macrorregião da cidade do Rio de Janeiro.

– A proposta do prefeito Alair Corrêa ao apresentar a CENAB tem objetivo de aproveitarmos uma oportunidade única, visando sempre o desenvolvimento autossustentável do município, levando em conta que os royalties são um bem finito. Dessa forma, o projeto possui como finalidade ter produtos de qualidade a baixo custo, gerando milhares de empregos em diversas áreas de trabalho, assim como gerar um incentivo aos nossos produtores e de cidades circunvizinhas nas áreas de hortifrutigranjeiros, laticínios e seus derivados, pescados e frutos do mar, pecuária (suína, bovina, ovina e caprina), aves e ovos,  floricultura, especiarias, implementos agrícolas, máquinas, sementes, rações, medicamentos e fertilizantes, movimentando desta forma a economia do município – disse o secretário.

Texto e fotos: Katyuscia Chaparral | Assessoria de Imprensa da CODESTAM

Cultura de Cabo Frio convoca representantes das entidades para reunião do Fórum Municipal


Encontro vai tratar do funcionamento do evento, que acontece nos dias 11 e 12 de março

Na quinta-feira, dia 7 de março, às 17h, a secretaria de Cultura de Cabo Frio promove reunião com os representantes das entidades culturais públicas da cidade para tratar da dinâmica de funcionamento do Fórum Municipal de Cultura, como cadastramento dos artistas e a importância do engajamento das instituições no processo de implantação do evento.

  O encontro, que será realizado no prédio da Cultura - conduzido pelo secretário José Facury e pelo Superintendente dos Espaços Culturais da cidade Yuri Vasconcellos - tem por objetivo finalizar a preparação do Fórum, que acontece nos dias 11 e 12 de março, no Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb. 

SERVIÇO
Reunião sobre o Fórum Municipal de Cultura
Data: 7 de março
Hora: 17h
Local: Prédio da Secretaria de Cultura
Endereço: Rua Itajuru, 131 – Largo do Itajuru

Fórum Municipal de Cultura
Datas:
Segunda, 11 de março, de 8h às 18h
Terça, 12 de março, de 9h às 18h
Local: Teatro Municipal Inah de Azevedo Mureb
End.: Rua Aníbal Amador do Vale, s/n – Algodoal – Praia do Forte

Texto: Nicia Carvalho | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Cultura

-- 
Secretaria Municipal de Comunicação Social de Cabo Frio
(22) 2646.4889

Primeiro torneio de surf e outras atividades em Tamoios tem inscrições abertas




Competição acontece entre 29 e 31 de março. Nos mesmos dias, serão realizados uma competição de beach soccer e o concurso “Garota Surf”


A secretaria de Esporte e Lazer de Cabo Frio, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Tamoios (CODESTAM), abriu inscrições para o primeiro torneio de surf de Tamoios. A competição acontece nos dias 29, 30 e 31 de março, e tem como objetivo principal o incentivo e a inserção do jovem para a prática de esportes.

As inscrições podem ser feitas no ginásio poliesportivo João Augusto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Serão três categorias em disputa: mirim (dos 6 ao 11 anos); júnior (dos 12 aos 17 anos); e aberto (a partir dos 13 anos) tanto no masculino quanto no feminino.

Paralelamente ao torneio de surf, a secretaria de Esporte e Lazer e a CODESTAM promovem outros dois eventos: um torneio de beach soccer e o concurso “Garota Surf”. As inscrições também estão abertas e podem ser feitas no ginásio João Augusto.

Texto: Katyuscia Chaparral | Assessoria de Imprensa da CODESTAM

Cabo Frio faz caminhada contra a Dengue


RIO - O próximo sábado, dia 2 de março, será marcado pelo lançamento da campanha “Eu luto contra a dengue, eu luto pela vida”, em Cabo Frio, na Região dos Lagos. Uma caminhada será realizada a partir da Praça Porto Rocha, no Centro, terminando na Praça de São Cristóvão. A mobilização contará com a presença do prefeito Alair Corrêa, dos representantes da Secretaria Estadual de Saúde, dos secretários de Saúde Demócrito Azevedo e Demerval Soares, além dos titulares de outras pastas e população em geral.
A Praça Porto Rocha será o palco da mobilização, onde será montada a estrutura para o evento. Durante o encontro haverá distribuição de material informativo, demonstrações de ações de prevenção, além da divulgação dos projetos elaborados pelas secretarias municipais para dar continuidade à campanha.
O objetivo é realizar uma grande ação de conscientização a respeito dos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito da dengue. O prefeito Alair Corrêa afirmou que não medirá esforços para que a campanha dê resultados significativos.
— A caminhada é apenas o começo da nossa campanha, que vai continuar a partir de projetos que cada secretaria irá levar adiante. Vamos trabalhar firme para que todas as pessoas do nosso município faça parte dessa grande ação e para que a nossa cidade tenha a cada dia menos casos registrados da doença — afirmou o prefeito.
O primeiro passo para a realização da ação foi dado a partir da visita a Cabo Frio do Secretário Estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, no dia 23 de janeiro, quando foi firmada a parceira com o município. A partir de então, o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Cabo Frio começou a traçar as metas da campanha.
A caminhada contra a dengue terá início às 9h, e sairá da Praça Porto Rocha, passando pelo comércio central em direção à Rodoviária, seguindo pelo Jardim Caiçara, até à Praça de São Cristóvão.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/cabo-frio-faz-caminhada-contra-dengue-no-proximo-sabado-7696046#ixzz2MC43cQfg
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Presidente da FERJ faz visita ao gabinete do prefeito Alair Corrêa


Visita de Rubens Lopes ressalta a parceria entre esporte e turismo em Cabo Frio. Presidente da Federação é a terceira personalidade esportiva de renome no país a fazer visita de cortesia ao prefeito em um intervalo de 30 dias


Faltando poucos dias para a estréia da Cabofriense no Campeonato Estadual da Série B de futebol, o prefeito Alair Corrêa recebeu nesta quarta-feira (27/2) em seu gabinete o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), Rubens Lopes.

Acompanhado do presidente da Cabofriense, Valdemir Mendes, Lopes veio fazer uma visita de cortesia e ouvir de Alair a garantia de investimentos no time:

- Mais do que investir somente no esporte, o time da Cabofriense representa divulgar o nome de nossa cidade. É a união do esporte com o turismo. Vamos montar um time forte para que nossa cidade volte a ser representada na primeira divisão do futebol do Rio - afirmou o Prefeito.

Esta é a terceira visita que sinaliza a importância do esporte na gestão Alair Corrêa. Anteriormente o Prefeito recebeu o craque Edmundo e, logo depois, o eterno capitão do tri, Carlos Alberto Torres.

Texto: Walter Biancardine
Fotos: Fábio Pereira

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Calçadas livres em Cabo Frio




                                   Novas regras abrem espaço para os pedestres

A Prefeitura Municipal de Cabo Frio começou o ano de 2013 implantando o chamado choque de ordem, limpando ruas e retirando veículos, materiais de construção ou mesmo mercadorias em exposição nas calçadas da cidade.

O novo sistema de organização foi uma iniciativa do prefeito Alair Corrêa, junto à Secretaria Municipal de Serviços e Ordem Pública. De acordo com Adalberto Porto, titular da pasta, os carros estacionados ou em exposição para venda não mais poderão estacionar em cima das calçadas, atendendo à nova regulamentação que prevê o espaço necessário para o deslocamento de pedestres.

Igualmente os procedimentos de carga e descarga de mercadorias dos caminhões obedecerão a um horário determinado, bem como locais previstos para a manobra.

Ainda segundo ele, a desobediência acarretará em apreensão das mercadorias expostas em situação irregular, além de multas. A determinação da Secretaria é que a fiscalização seja rígida, e os veículos que permanecerem nas calçadas serão rebocados.

O secretário de Serviços Públicos, Renato Viana, explicou que as determinações já existem, e que a Secretaria apenas está colocando em prática o que diz a lei e organizando a cidade, obedecendo ao código de postura em vigor há anos.

– Estamos bastante satisfeitos com a aceitação da população, principalmente com os comerciantes e moradores de modo geral, e esperamos que todos respeitem as determinações da Secretaria. Essa ação será aplicada a todos, grandes e pequenos empresários – explicou Renato.

Ainda segundo ele, a fiscalização atuará dia e noite, sete dias por semana, e os grupos de funcionários serão distribuídos pelos diversos bairros do município.

Com relação aos ambulantes, será feito um recadastramento com a padronização dos carrinhos. No entanto, somente serão concedidas licenças somente para trabalhadores que residam no município.

Comerciantes aprovam as medidas
Para Paulo Roberto de Oliveira, proprietário de um atacado de doces no bairro Jardim Caiçara, as medidas tomadas pela Prefeitura estão corretas, pois a lei tem que ser aplicada: “Se for para cumprir a lei, estou de acordo. Mas tem que ser para todos: se houver privilegiados, iremos brigar por nossos direitos”, afirmou ele.

Pedro da Silva Simas, gerente de uma loja de móveis situada na Avenida Joaquim Nogueira, em São Cristóvão, tem opinião parecida. Segundo ele, a sua empresa já cumpria as determinações municipais, mas ressalva que o único problema seria em relação à carga e à descarga. “É preciso estipular um horário bem estudado, para que esta proibição não nos acarrete despesas como horas extras de funcionários”, disse ele.

Texto: Simone Almeida
Fotos: Ari dos Santos

-- 
Secretaria Municipal de Comunicação Social de Cabo Frio
(22) 2646.4889

Secretaria de Posturas e lojistas de materiais de construção se reúnem


Prefeitura e comerciantes negociaram orientações do "Choque de Ordem" 

Na noite de sexta feira (22/2), a Secretaria de Serviços Públicos e Postura realizou no auditório da Prefeitura de Cabo Frio uma reunião com os lojistas de materiais de construção. A reunião contou com as presenças do prefeito Alair Corrêa e do Deputado Federal Dr. Paulo César.
A reunião teve como objetivo chegar a um acordo com os comerciantes com relação à aplicação do "Choque de Ordem", que determina que todos os materiais de construção tais como areia, saibro ou brita, por exemplo, deverão ser vendidos ensacados ou encaixotados.
Diversas propostas foram apresentadas e ficou acordado entre o governo municipal e os lojistas as novas orientações, que preveem que não é obrigatório o ensacamento ou encaixotamento de materiais de construção; que a nota fiscal deverá conter um termo de compromisso assinado pelo comprador, determinando que retirará o material do passeio publico imediatamente; que nas áreas litorânea e central da cidade fica determinado que caso a loja não consiga descarregar dentro da obra, que seja providenciada caçamba para armazenamento; e que o horário limite para entrega será às 16h.
A orientação passa a fazer parte das medidas previstas pelo Choque de Ordem, realizado nas ruas da cidade, desde o dia 18 de fevereiro, e que determina a apreensão do material, bem como aplicação de multa para quem não cumprir as novas regras.
Texto: Walter Biancardine

-- 
Secretaria Municipal de Comunicação Social de Cabo Frio
(22) 2646.4889

“Crescendo com o Esporte” abrirá inscrições


Projeto socioesportivo vai beneficiar moradores a partir dos cinco anos de idade e promete bater recorde de atendimentos

A partir da próxima quarta-feira (27/2) estarão abertas as matrículas para o projeto socioesportivo “Crescendo com o Esporte”, coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. O projeto, que incentiva a prática esportiva de 14 atividades olímpicas, 12 de lazer e cinco paralímpicas, terá início na próxima segunda-feira (4/3) e será realizado das segundas-feiras aos sábados.

A meta para 2013 é alcançar mais de 15 mil atendimentos e gerar direta e indiretamente cerca de 200 empregos. As aulas acontecerão em 31 polos, dentro de nove setores, que inicialmente serão nos quatro centros de excelência (Complexo Esportivo Aracy Machado, Ginásio João Augusto, Ginásio Vivaldo Barreto e a sede de Natação, situada na Rua Alemanha, Jardim Caiçara), por receberem um maior contigente de atletas, e em seguida, acontece nas praças espalhadas pelos bairros da cidade

Metodologia
O projeto será dividido em quatro fases: a primeira (5 a 7 anos), visa o ensino das modalidades de maneira lúdica por meio de brincadeiras, vivenciando até quatro modalidades esportivas em um único momento, evitando a chamada “especialização precoce”; a segunda (8 a 12 anos), busca o ensino das modalidades por meio de mini jogos, adaptadas à sua idade, tamanho etc. Nesta fase, será focado o aperfeiçoamento da habilidade e da técnica; na terceira fase (13 a 17 anos), já com a técnica aperfeiçoada, será dado início à parte tática e física, e assim, a especialização esportiva com todo um aporte iniciado nas fases anteriores, sendo ensinada uma modalidade especifica; a quarta fase, a partir dos 18 anos em diante, é a de quem procura uma melhora na qualidade de vida, prevenção de doenças e lazer.

As modalidades 
Olímpicas: futebol; handebol; basquete; vôlei; volei de praia; tênis; tênis de mesa; ginástica artística; ginástica rítmica; judô; taekwondo; atletismo; natação e boxe olímpico. Lazer: futsal; beach soccer; futevôlei; jiu-jitsu; karate; capoeira; surf; muay thai; ballet; ginástica/alongamento; musculação e hidroginástica. Paralímpicas: natação; bocha; futebol de 5 e de 7; vôlei sentado e judô. 

Inscrições
As inscrições para o “Crescendo com o Esporte” poderão ser realizadas das 9h às 18h, a partir da próxima quarta-feira (27/2) no Completo Esportivo Aracy Machado (Portinho); Ginásio João Augusto (Tamoios); e no Ginásio Vivaldo Barreto (Jardim Esperança). 

Os documentos necessários no ato da matrícula são, de 5 a 17 anos: uma foto 3x4, cópia da certidão de nascimento, cópia do comprovante de residência, cópia do atestado de saúde e cópia de uma declaração escolar que comprove que a criança/jovem esteja estudando.

De 18 anos em diante: uma foto 3x4, cópia da identidade, cópia do comprovante de residência e cópia do atestado de saúde. Informações sobre horários e dias específicos das modalidades somente no momento da inscrição.

Texto: Téo Arrabal / Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer


-- 
Secretaria Municipal de Comunicação Social de Cabo Frio

Charitas cadastra artistas locais para exposição


Proposta do Museu é montar agenda de mostras para todo o ano e fomentar as artes plásticas

O Museu José de Dome – Charitas está cadastrando artistas em geral que tenham interesse em realizar exposições no espaço e assim divulgar a arte e cultura locais. Segundo a direção do local, as inscrições estão abertas e podem ser feitas no próprio museu, de segunda a sexta, de 9h às 12h e de 14h às 17h. No ato da inscrição os artistas devem portar documento de identidade e comprovante de residência. Outras informações podem ser obtidas no  telefone (22) 2643.6164 ou por email:josededomemuseu@gmail.com.

SERVIÇO
Museu José de Dome – Charitas
Endereço: Av. Assunção, 855 – Centro
Telefone: 22 2643.6164 ou 2647.3014
Funcionamento provisório: de 9h às 12h e de 14h às 17h.

Texto: Nicia Carvalho | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Cultura de Cabo Frio

Chegada de navio movimenta o comércio de Cabo Frio


Pesquisa revela que 98% dos turistas desejam voltar à cidade

Quem estava na Praia do Forte, em Cabo Frio no último domingo (24/2), pode ver uma das vedetes da estação, o transatlântico “Splendour of The Seas”, luxuoso navio, que trouxe 1.915 turistas e 786 tripulantes a bordo, confirmando a cidade como um dos principais destinos turísticos do Brasil e rota dos cruzeiros marítimos de luxo.

Dos 1.450 passageiros que desembarcaram no Píer de Transatlânticos, a maioria (56%) veio de São Paulo, mas havia muita gente de outros estados e países, conforme detectou a pesquisa de opinião realizada pela equipe do CAT (Centro de Atendimento ao Turista) da secretaria Municipal de Turismo.

77 % dos turistas, dentre eles oriundos da Argentina, Honduras, México, Chile e Índia, disseram que não conheciam Cabo Frio e 98% afirmaram que pretendem voltar à cidade.

- Este é um dado interessante, pois mostra que a cidade impressionou o visitante e isto pode provocar o retorno dele para ficar mais dias no destino – comemorou o coordenador Executivo da SECTUR, Aldenir Soares.

A pesquisa de opinião também apontou que a chegada de navios como este movimenta o comércio local.
- Os passageiros que chegam a Cabo Frio sempre consomem algo e compram uma lembrança movimentando, assim, a economia da cidade, observou Aldenir Soares.

Os pontos turísticos mais visitados foram a Praia do Forte (77%), seguido da Rua dos Biquínis (25%), e alguns patrimônios históricos, como o Morro da Guia e o Convento Nossa Senhora dos Anjos.

- Para esta pergunta “quais os pontos turísticos que você visitou”, o entrevistado poderia escolher mais de uma opção, informou a turismóloga Luane Ferreira, frisando que o serviço de táxi foi o mais utilizado pelos turistas entrevistados (48%), seguido do trolley (32%) e do receptivo oficial (9%).

O bom atendimento foi um dos destaques da pesquisa, apontando 94% de satisfação.

Fechando a temporada, o próximo transatlântico chega à cidade no dia 1º de março. O “MSC Magnífica” da empresa MSC Cruzeiros, o mais novo navio de cruzeiro luxuoso da "categoria Musica", tem chegada prevista para as 9h e saída às 2 h da madrugada do dia 2 de março.

Texto: Telma Flora | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Turismo de Cabo Frio
Fotos: Luane Ferreira