Contador de Acessos Atualizado por falha do anterior em 30/01/2013


estatisticas online

quinta-feira, 28 de março de 2013

Federação do Rio divulga tabela do Campeonato Carioca Adulto de Futsal

ADDP/Cabo Frio fará cinco partidas no ginásio Alfredo Barreto na fase de classificação

A Federação de Futsal do Estado do Rio de Janeiro (FFSERJ) divulgou, nesta quarta-feira (27/3), a tabela completa do Campeonato Carioca de Futsal Adulto. Com a participação de cinco clubes, a competição começa na próxima terça-feira, dia 2 de abril.

A ADDP/Cabo Frio, representante da cidade na competição, fará cinco de seus oito jogos da primeira fase no ginásio Alfredo Barreto, no Itajuru, sendo que haverá uma sequência de quatro partidas em casa, começando já na segunda rodada.

A estreia da equipe comandada por Everaldo Rangel acontece na próxima quinta-feira (4/4), contra a Casa de España/Botafogo, às 20h30, no ginásio Hugo Padula, do Grajaú Country Club. Depois do jogo contra a Casa de España/Botafogo, a ADDP/Cabo Frio faz quatro jogos seguidos em Cabo Frio, no ginásio Alfredo Barreto: dia 12, contra o América; dia 19, contra o Vasco/Tamoyo; dia 3 de maio contra o Teresópolis/Comary; e dia 10 de maio, contra a Casa de España/Botafogo, no jogo de volta, já pelo returno.

A ADDP/Cabo Frio volta ao Rio de Janeiro para enfrentar o América, no dia 16 de maio. No dia 24, jogo contra o Vasco/Tamoyo, novamente no Alfredo Barreto; e encerra a participação na fase de classificação diante do Teresópolis/Comary no dia 7 de junho, no ginásio Pedro Rage Jahara (Pedrão), em Teresópolis.

Por conta da parceria do Vasco da Gama com o Tamoyo, o maior número de jogos neste Campeonato Carioca acontece no ginásio Alfredo Barreto: serão oito na primeira fase, com a possibilidade do ginásio sediar semifinais e finais.

CONFIRA A TABELA COMPLETA DO CARIOCA ADULTO DE FUTSAL/FFSERJ

1º turno – 1ª rodada (folga: Teresópolis/Comary)
2/4 – terça – 20h30 – América x Vasco/Tamoyo (ginásio do América)
4/4 – quinta – 20h30 – Casa de España/Botafogo x ADDP/Cabo Frio (ginásio do Grajaú Country)

1º turno – 2ª rodada (folga: Vasco/Tamoyo)
12/4 – sexta – 20h30 – Teresópolis/Comary x Casa de España/Botafogo (Pedrão)
12/4 – sexta – 20h30 – ADDP/Cabo Frio x América (Alfredo Barreto)

1º turno – 3ª rodada (folga: Casa de España/Botafogo)
19/4 – sexta – 20h30 – América x Teresópolis/Comary (ginásio do América)
19/4 – sexta – 21h – Vasco/Tamoyo x ADDP/Cabo Frio (Alfredo Barreto)

1º turno – 4ª rodada (folga: ADDP/Cabo Frio)
25/4 – quinta – 20h30 – Casa de España/Botafogo x América (ginásio do Grajaú Country)
26/4 – sexta – 20h30 – Teresópolis/Comary x Vasco/Tamoyo (Pedrão)
 
1º turno – 5ª rodada (folga: América)
3/5 – sexta – 19h30 – Vasco/Tamoyo x Casa de España/Botafogo (Alfredo Barreto)
3/5 – sexta – 21h – ADDP/Cabo Frio x Teresópolis/Comary (Alfredo Barreto)

2º turno – 1ª rodada (folga: Teresópolis/Comary)
10/5 – sexta – 19h30 – ADDP/Cabo Frio x Casa de España/Botafogo (Alfredo Barreto)
10/5 – sexta – 21h – Vasco/Tamoyo x América (Alfredo Barreto)

2º turno – 2ª rodada (folga: Vasco/Tamoyo)
16/5 – quinta – 20h30 – Casa de España/Botafogo x Teresópolis/Comary (ginásio do Grajaú Country)
16/5 – quinta – 20h30 – América x ADDP/Cabo Frio  (ginásio do América)

2º turno – 3ª rodada (folga: Casa de España/Botafogo)
24/5 – sexta – 20h30 – Teresópolis/Comary x América (ginásio do América)
24/5 – sexta – 20h30 – ADDP/Cabo Frio x Vasco/Tamoyo (Alfredo Barreto)

2º turno – 4ª rodada (folga: ADDP/Cabo Frio)
28/5 – terça – 20h30 – América x Casa de España/Botafogo (ginásio do América)
28/5 – terça  – 20h30 – Vasco/Tamoyo x Teresópolis/Comary (Alfredo Barreto)
 
2º turno – 5ª rodada (folga: América)
7/6 – sexta – 20h30 – Casa de España/Botafogo x Vasco/Tamoyo (ginásio do América)
7/6 – sexta – 20h30 – Teresópolis/Comary x ADDP/Cabo Frio (Pedrão)

Maior festival de rock do Interior do Estado acontece em Cabo Frio

        
                     V Festival de Rock Humanitário acontece neste sábado

Neste sábado, dia 30, Cabo Frio sedia o V Festival de Rock Humanitário, considerado o maior do interior do Estado do Rio de Janeiro e com expectativa de público de 15 mil pessoas no Espaço de Eventos, na Praia do Siqueira

Ao todo serão 18 grandes atrações nacionais e regionais vindas dos estados de São Paulo, Espiríto Santo e Rio de Janeiro. Na programação do V Festival de Rock Humanitário estão: André Matos, Matanza, Zumbis do Espaço, Rock Rocket, Inocentes, Mukeka di Rato, Agrotóxico, Voodoopriest, Prophecy, Norte Cartel, Primícia, Vingador, Immortal Sin, Las Calles, Pride HC, Rose Red, Tevadon e Noya.

- É muito bom para Cabo Frio ter o festival de volta depois de três anos, por causa da mídia positiva que o associa com a caridade. É bom também para as bandas locais poder tocar para um grande público. Esta edição será como as outras, feita com muito amor e dedicação por toda a produção e pelo público, que faz parte do festival tanto quanto as bandas - antecipou o organizador, o professor José Francisco de Moura, o Chicão.

Diferente de grande parte dos festivais no Brasil, o Rock Humanitário tem como principal foco a solidariedade, e ajudará a entidade Amigas da Mama, em Cabo Frio, que cuida de mulheres com câncer, e cerca de mil famílias pobres, ou seja, algo em torno de 5 mil pessoas. A entrada de dois quilos de alimentos não perecíveis será toda revertida para esta causa.

- Serão diversos estilos, do Punk, Hardcore ao Metal ao Alternativo. A variedade de estilos musicais impressiona. Serão dois palcos, 50 seguranças, departamento médico completo, área de alimentação, banheiros químicos e espaço para vendas de artigos e roupas de rock – completou Chicão.

O V Festival de Rock Humanitário conta com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, através das secretarias de Turismo e Assistência Social, da cerveja Devassa, Smirnoff Ice, Cursos GPI e Ponto Musical. A classificação é de 18 anos, e menores podem participar apenas com a autorização dos pais. Os portões se abrem às 14h no sábado.

Feriado da Semana Santa terá eventos simultâneos em Tamoios


Além dos shows em Unamar, haverá torneio de surf, campeonato de futsal, concurso “Garota Surf” e evento de som automotivo no distrito

A Prefeitura de Cabo Frio comemora a Semana Santa com três grandes eventos no Distrito de Tamoios nos dias 29, 30 e 31 de março.

Na exta-feira Santa a comemoração tem inicio durante o dia com o torneio de surf, campeonato de futsal e concurso da Garota Surf no final da tarde. Tanto o campeonato de surf quanto o torneio de futsal terão as baterias e eliminatórias realizadas consecutivamente no sábado e no domingo.

Os eventos esportivos são promovidos pela secretaria de Esporte e Lazer em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Tamoios (CODESTAM). O campeonato de surf e o concurso de beleza acontecem na orla da praia, em Unamar.

As noites serão animadas com os shows musicais das bandas Som do Gueto (29/3), Elymar Santos (30/3) e Sempre Assim (31/3), no bairro de Unamar, em frente a área de eventos. A programação musical é uma realização da Secretaria de Eventos do município em parceria com o superintendente responsável pelo núcleo de eventos da CODESTAM, Marrom Silva.

No domingo (31/3), também será realizado na área de eventos de Unamar a terceira edição do “Carro Folia” – campeonato de som automotivo, carros rebaixados, tuning (customização do carro) e dub – a partir das 10h da manhã. O festival, que entrou este ano para o calendário anual de eventos do município, é uma realização da Equipe Mega Mix, com o apoio da Prefeitura.

As comemorações serão encerradas no domingo a noite. Além do show do grupo Sempre Assim, haverá a entrega das premiações para os ganhadores do torneio de surf, do campeonato de futsal e do concurso da Garota Surf.

Texto: Katyuscia Chaparral / Assessoria de Imprensa da CODESTAM.

terça-feira, 26 de março de 2013

Começou em Tamoios o cadastramento do Bolsa Família

Beneficiários podem procurar o CRAS do distrito, que fica no bairro Samburá

 

Já começou no Distrito de Tamoios o cadastramento do “Bolsa Família” para o ano de 2013. O projeto, desenvolvido pelo Governo Federal, tem atendimento no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do distrito. Segundo a coordenadora do CRAS, Jaqueline Pedro, é possível realizar também a atualização e transferência do cadastro das pessoas que já recebem o benefício, sendo requisito para inclusão no programa federal uma renda familiar de R$ 70 por pessoa. 

 

O cadastramento teve inicio a semana passada e vem efetuando uma média de 20 atendimentos por dia. A documentação exigida para efetuação do cadastramento é: identidade; CPF; carteira de trabalho; comprovante de residência; titulo de eleitor; certidão de nascimento dos filhos menores de idade; declaração escolar dos filhos e cartão de vacinação das crianças de 0 a 7 anos, sendo necessário apresentação do original e xerox de todos os documentos requisitados.

 

Nesta segunda-feira (25/3), todas as crianças que estiveram no CRAS de Tamoios foram presenteadas com uma recepção especial em comemoração a Páscoa, com brincadeiras, bolo, refrigerante e distribuição de chocolates. Na ocasião as mães comemoraram o apoio e a atenção que estão recebendo da secretaria de Assistência Social, através do trabalho que o CRAS vem desenvolvendo.

 

O CRAS de Tamoios fica na Rua Sororoca, 8, no bairro Samburá, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Foto e Texto: Katyuscia Chaparral / Assessoria de Imprensa da CODESTAM.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Copa Rio Sub 17 terá início na próxima quinta-feira

A Cabofriense estreia contra o Tarumã no estádio Correão
Começa nesta quinta-feira (28/3), a XXVII Copa Rio Sub 17 de Futebol. Serão 32 equipes de diversos estados do país, que disputam a competição até o dia 7 de abril. O campeonato é organizado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ), em parceria com o ex-jogador Edmundo.
A competição está dividida em oito grupos, um por cidade, sendo que alguns dos principais clubes do país participam do torneio. O Internacional, vencedor da edição 2012, está no grupo G, em São João da Barra. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para a próxima fase.
Cabo Frio é a principal sede da competição. O Estádio Municipal Alair Corrêa – o Correão – recebe os jogos do grupo B, que conta com as equipes da Cabofriense, Botafogo, Bahia e Tarumã/AM. Todos os jogos serão com os portões abertos.
Em convênio assinado em fevereiro pelo prefeito Alair Corrêa, também ficou determinado que Cabo Frio vai receber todas as partidas das oitavas de final até a grande final, no dia 7 de abril. Todos os jogos a partir das oitavas serão transmitidos pelo canal de TV por assinatura Sportv.
Jogos do Grupo B:
DATA HORÁRIO FASE CONFRONTO
28/03 17:00 1ªFase Bahia x Botafogo
28/03 19:30 1ªFase CABOFRIENSE x Tarumã-AM
29/03 17:00 1ªFase Tarumã-AM x Bahia
29/03 19:30 1ªFase CABOFRIENSE x Botafogo
30/03 15:00 1ªFase Botafogo x Bahia
30/03 17:30 1ªFase CABOFRIENSE x Bahia
Os demais grupos:
Grupo A
Macaé
Macaé Esporte - RJ
Liga Macaense - RJ
Grêmio – RS
Sport – PE
Grupo C
S.João de Meriti
Audax - RJ
Atlético - PR
Moto Clube - MA
Flamengo - RJ
Grupo D
Itatiaia
Itatiaia - RJ
Vitória - BA
Fluminense - RJ
Poconé - MT
Grupo E
Barra Mansa
Barra Mansa - RJ
L. Barramansense-RJ
Atlético - MG
Palmeiras - SP
Grupo F
Friburgo
Friburguense - RJ
Cruzeiro - MG
Coritiba - PR
Vitória Conq - BA
Grupo G
S. João da Barra
S. João da Barra - RJ
Audax - SP
Internacional – RS
Genus-RO
Grupo H
Miracema
São José - RJ
Vasco da Gama - RJ
América - MG
São Francisco - BA
Texto: Téo Arrabal / Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

Idosos de Cabo Frio vão participar da Semana do Artesão

Evento acontece até a quinta-feira na sede da Secretaria da Melhor Idade
A partir desta terça-feira (dia 26) a Secretaria da Melhor Idade de Cabo Frio (Semei) vai promover a Semana do Artesão, evento que acontecerá até quinta-feira (dia 28), das 9 às 17 horas, na sede da Secretaria (Avenida Teixeira e Souza, nº 2228, no bairro São Cristóvão), e que tem como objetivo valorizar o trabalho desenvolvido pelos idosos cadastrados. Durante a semana os trabalhos serão expostos e comercializados, e toda a renda obtida ficará para o próprio idoso.
Através do Centro Especializado da Melhor Idade (CEMI), a Secretaria oferece seis oficinas de artesanato que atendem a mais de 500 idosos com idade a partir de 60 anos. Nas aulas eles aprendem diversas técnicas como fuxico, pintura em tecido e quadros, trabalho com pedrarias, reciclagem, bordado, tricô, crochê e muitas outras, sempre sob o olhar atento das professoras Sueli, Fátima, Rosa e Gladis Reveilleau.
- O artesanato é sempre algo revigorante e rejuvenescedor. E para os idosos acaba funcionando como uma terapia de prevenção ao Mal de Alzheimer. Durante as aulas, além de trabalhar a coordenação motora e habilidades manuais, eles fazem novas amizades e percebem que são úteis, que podem ter uma renda extra, que não precisam ficar ociosos só porque a idade chegou ou já se aposentaram, e o mais importante: eles percebem que existe vida, alegria e felicidade durante a velhice – comentou a secretária Cristiane Fernandes, lembrando que por ser a semana da Páscoa, os idosos estarão expondo e vendendo algumas peças com temas abordando a semana santa. O evento é aberto ao público.

--
Secretaria Municipal de Comunicação Social de Cabo Frio
(22) 2646.4889

Prefeitura começa a fazer o pagamento de março nesta terça-feira

Secretaria de Administração divulga calendário para este mês
O Departamento de Recursos Humanos, órgão ligado à Secretaria de Administração de Cabo Frio, divulgou o calendário de pagamento do salário do mês de março para os servidores municipais.
Os servidores que recebem em conta-corrente terão seus vencimentos disponíveis nesta terça-feira (26/3). Para facilitar o andamento dos servidores que ainda recebem por meio de ordem de pagamento, a Secretaria de Administração dividiu o calendário. Os servidores cujos nomes começam pelas letras de “A” a “G” recebem também a partir desta terça-feira. Na quarta-feira (27/3), estarão disponíveis os salários dos servidores sem conta-corrente com nomes iniciados pelas letras de “H”a “M”. Os servidores que não possuem conta-corrente e que tem os nomes começando de “N” a “Z” recebem na quinta-feira (28/3).
As ordens de pagamento estão disponíveis nas três agências do Banco do Brasil: na Praça Porto Rocha, na Avenida Teixeira e Souza e em São Cristóvão. O Departamento de Recursos Humanos comunica ainda que, a partir do pagamento do mês de maio, não será mais possível efetuar o pagamento através de ordem de pagamento. Os servidores devem providenciar a abertura de suas contas correntes na agência do Banco do Brasil, na Praça Porto Rocha, ou na Agência dos Correios, no Largo de Santo Antônio.
 

sexta-feira, 22 de março de 2013

Idosos de Cabo Frio vão participar da Semana do Artesão

(22.03.13) - A partir desta terça-feira (dia 26) a Secretaria da Melhor Idade de Cabo Frio (Semei) vai promover a Semana do Artesão, evento que acontecerá até quinta-feira (dia 28), das 9 às 17 horas, na sede da Secretaria (Avenida Teixeira e Souza, nº 2228, no bairro São Cristóvão), e que tem como objetivo valorizar o trabalho desenvolvido pelos idosos cadastrados. Durante a semana os trabalhos serão expostos e comercializados, e toda a renda obtida ficará para o próprio idoso.
Através do Centro Especializado da Melhor Idade (CEMI), a Secretaria oferece seis oficinas de artesanato que atendem a mais de 500 idosos com idade a partir de 60 anos. Nas aulas eles aprendem diversas técnicas como fuxico, pintura em tecido e quadros, trabalho com pedrarias, reciclagem, bordado, tricô, crochê e muitas outras, sempre sob o olhar atento das professoras Sueli, Fátima, Rosa e Gladis Reveilleau.
- O artesanato é sempre algo revigorante e rejuvenescedor. E para os idosos acaba funcionando como uma terapia de prevenção ao Mal de Alzheimer. Durante as aulas, além de trabalhar a coordenação motora e habilidades manuais, eles fazem novas amizades e percebem que são úteis, que podem ter uma renda extra, que não precisam ficar ociosos só porque a idade chegou ou já se aposentaram, e o mais importante: eles percebem que existe vida, alegria e felicidade durante a velhice – comentou a secretária Cristiane Fernandes, lembrando que por ser a semana da Páscoa, os idosos estarão expondo e vendendo algumas peças com temas abordando a semana santa. O evento é aberto ao público.

Liga decide na próxima assembleia os detalhes do Fórum Municipal de Carnaval

A Liga das Escolas de Samba de Cabo Frio (LIESCF) em sua assembleia do dia 20 de março, última quarta-feira, decidiu através dos representantes das agremiações presentes, alguns detalhes do Fórum Municipal de Carnaval que irá repensar a forma como o carnaval vem sendo desenvolvido até os dias de hoje. E ainda os caminhos a serem tomados para os próximos carnavais, tendo como base o carnaval de 2014.
        Na próxima reunião, que acontecerá no dia 27 de março, às 19 horas, na Morada do Samba, será decidido o dia do Fórum Municipal de Carnaval, assim como os detalhes da programação que contará com a presença de vários segmentos que envolvem o carnaval desde o papel do captador de recursos até a do advogado que explicará como as escolas podem se adequar a questão da prestação de contas.

Saúde de Cabo Frio realiza Campanha contra a Tuberculose

Unidades de Estratégia de Saúde da Família já contam com profissionais habilitados para coleta de material de exame

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio, através da Superintendência de Vigilância em Saúde realizará a Campanha de Combate à Tuberculose, entre os dias 25 e 28 de março. A ação é marcada pelo Dia Internacional de Combate à Tuberculose, no dia 24 de março, e tem o objetivo de captar os pacientes sintomáticos para serem encaminhados ao tratamento e cura.

A campanha acontecerá das 9h às 16h, em diversos bairros: na segunda-feira, a ação estará montada na Praça Porto Rocha, no Centro. Na terça-feira, o programa será levado ao bairro Jardim Esperança, com a estrutura montada em frente ao Hospital Otime Cardoso dos Santos. Já na quarta-feira, será a vez de Tamoios receber a campanha, que vai ser instalada em frente ao Hospital do distrito. E na quinta-feira, a ação estará na Praça de São Cristóvão.

Em todos os dias, os profissionais da Secretaria de Saúde de Cabo Frio estarão em um estande montado nesses locais para orientar as pessoas, distribuir material informativo e encaminhar os pacientes sintomáticos à unidade de Estratégia de Saúde da Família do bairro onde mora para fazer a coleta do material para o exame.

Todas as unidades de ESF estarão integradas à campanha, com profissionais habilitados a ajudar o paciente na coleta do material e, em seguida, enviar para análise. Vale lembrar que a coleta do material para exame será realizada somente nas unidades de ESF e no laboratório do PAM.

Segundo dados da Secretaria de Saúde de Cabo Frio, cerca de 100 novos casos de tuberculose são descobertos a cada ano na cidade. Os pacientes confirmados são encaminhados ao tratamento, e no prazo de 6 meses de tratamento ininterrupto já podem ser considerados curados.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Edilane Medeiros alerta para que as pessoas que tenham algum sintoma da doença – tosse frequente há mais de 3 semanas, perda de apetite, perda de peso, entre outros – procurem o atendimento e iniciem o tratamento porque quanto mais precoce for o diagnóstico, mais rápida será a cura.

- Logo que o paciente inicia o tratamento ele já deixa de transmitir a doença. Então é muito importante que a pessoa procure atendimento para que a possibilidade de contágio seja interrompida. As pessoas que convivem com esse paciente também devem fazer o exame, devido à facilidade de transmissão da doença, explicou.

É importante ressaltar que a campanha acontecerá entre os dias 25 e 28 de março, mas as unidades de ESF continuarão com o serviço permanentemente.

Sobre a tuberculose
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa. O doente expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo, e contaminá-lo. Outros fatores que favorecem ao estabelecimento da tuberculose são: má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica.

Assistência Social promove caminhada no Dia Internacional da Síndrome de Down



Evento de conscientização aos direitos das pessoas com deficiência aconteceu nesta quinta-feira


Uma caminhada pela Orla da Praia do Forte marcou o Dia Internacional da Síndrome de Down em Cabo Frio. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social da cidade, foi elaborado para prestar esclarecimentos à população e, principalmente, para ajudar a desmistificar a síndrome. Durante a caminhada serão entregues folders explicativos, além de diversas atividades recreativas e  de socialização.

A principal meta foi de lembrar à população que as pessoas com deficiência têm o direito de incluí-las à sociedade como pessoas normais. A criança com a síndrome de Down necessita apenas de cuidados especiais, como apoio familiar, atendimento profissional, educação, saúde e lazer, enfim, todo um processo para que no futuro se tornem adultos capazes de estudar, trabalhar, e participar de um contexto social como qualquer pessoa normal.

A concentração aconteceu na praça do Teatro, seguindo pela Orla da Praia do Forte até a Praça Porto Rocha. A caminhada – que tem o slogan ““Ser diferente não é estranho. Estranho é ser INdiferente” – contou com o apoio da APAE, BB Down, COMUD-PED; das secretarias municipais de Educação, Saúde,  Transporte, Ordem Pública, Esporte e Lazer; e participação do Corpo de Bombeiros.

De acordo com Analu Pinheiro, diretora do DAPEDE (Departamento de Apoio a Pessoas com Deficiência), o evento é muito importante pois responsabiliza o cidadão cabofriense de  que é necessário a aceitação das pessoas especiais dentro da sociedade.

–A nossa finalidade é gerar essa consciência da necessidade de ter um olhar focado nas pessoas com deficiência, e que elas tem os mesmos direitos de uma pessoa normal – explicou

Entre as centenas de pessoas que participaram da caminhada estava Ione Barbosa Pereira do Nascimento, mãe de Nícolas, criança especial. Ela elogiou a elaboração da caminhada.

- A Síndrome de Down não é uma doença e sim uma diferença. A criança especial só precisa de estímulo para viver – afirmou Ione

Texto: Simone Almeida
Fotos: Horacio CF Zone

quarta-feira, 20 de março de 2013

Secretário de Agricultura faz balanço do inicio da gestão



José Faustino Junior comemora as ações ocorridas na pasta. Parceria com outras secretarias facilitaram as ações nos primeiros meses

O secretário de Agricultura de Cabo Frio, José Faustino Junior, fez, esta semana, um balanço das ações de impacto para população que já foram implantadas na pasta desde o inicio do ano.

Para o secretário, mesmo com menos de três meses de gestão, já é possível observar resultados extremamente positivo. Para isso, segundo José Faustino Júnior, foi imprescindível para o resultado favorável das ações, parcerias com outras secretarias como a de pesca e a de meio ambiente.

José Faustino Junior comentou que o projeto de piscicultura que vem sendo desenvolvendo em parceria com o secretário de Pesca, Cláudio Bastos, possui inicialmente uma abrangência de aproximadamente 100 agricultores. Os interessados devem fazer o cadastramento para participação no projeto, que oferece a construção dos tanques para cultivo dos alevinos que também são cedidos gratuitamente. O agricultor possui em contrapartida a compra garantida no período certo, pela própria Prefeitura para consumo nas escolas públicas.

Nesses mesmos parâmetros funciona o departamento de merenda escolar e agricultura familiar, que garante ao pequeno produtor a compra de 30% de toda a sua produção para a merenda escolar no município.

Júnior avalia como outra ação de extrema relevância para o município o projeto que vem recolhendo pneus velhos na natureza e em borracharias em todo o município, com o intuito de transformar os pneus em brinquedos para parques públicos da cidade.

– Este projeto é desenvolvido em parceria com a secretaria de Meio Ambiente e, no período de 60 dias, foram recolhidos das ruas um total de 147 cavalos abandonados. A média da gestão anterior era de 20 recolhimentos por mês – explicou o secretário.

O secretário diz ainda que mais ações da secretaria de Agricultura estão em fase de planejamento, e que em breve uma grande feira para doações de animais ocorrerá no município.

- Possuímos um canil, que visa abrigar animais que necessitam de algum tipo de atendimento especifico. Geralmente cuidamos, tratamos de animais doentes ou que foram atropelados, castramos e depois colocamos para doação. Nesse momento estamos com muitos animais prontos para receberem um novo lar, decidimos então que este é o momento exato para programar esta feira de animais, que terá local e data divulgados em breve – concluiu o secretário.

A sede da secretaria de Agricultura fica localizada na Fazenda Campos Novos, em Tamoios, com funcionamento de segunda a sexta-feira das 8h as 17h. O telefone para contato é (22) 2625-6162.

Fotos e Texto: Katyuscia Chaparral / Assessoria de Imprensa da CODESTAM

Confederação Brasileira de Basketball (CBB) quer instalar Centro de Treinamento em Cabo Frio


Intenção é transformar a cidade na casa do basquete no país

No final da manhã de hoje (19/3), o prefeito Alair Corrêa, junto do secretário de Esporte e Lazer, Alfredo Gonçalves; do secretário de Comunicação Social, Edinho Ferrô; e do presidente da Comsercaf, Toninho Corrêa; receberam representantes da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), que visitaram a cidade para viabilizar a instalação de um Centro de Treinamento, e transformar a cidade na casa do basquetebol brasileiro.

A área para a construção fica na estrada do Aeroporto de Cabo Frio, onde seria também construído um estádio com capacidade para 20 mil pessoas, em parceria com a Federação de Futebol do Estado do Rio (FFERJ), e um grande hotel. Segundo o prefeito Alair Corrêa, a parceria tem tudo para acontecer.

- Estamos super interessados. De um a dez eu diria que a chance de isso sair do papel é de nove. Temos a área, agora é só iniciarmos o processo da captação de recursos e buscarmos parcerias para tocar este projeto – afirmou o prefeito.

O secretário de Esporte e Lazer, Alfredo Gonçalves também se entusiasmou com a ideia.

– Se há a vontade do prefeito e da população, sem dúvidas que iremos levar isso à frente. Assim como Saquarema é a casa do voleibol, Cabo Frio se tornaria a casa do basquete brasileiro.

O Centro de Treinamento da CBB seria construído em uma área de mais de 20 mil m², nos mesmos moldes do Centro de Desenvolvimento do Voleibol, construído em Saquarema pela CBV para concentrar os treinamentos das seleções brasileiras femininas e masculinas de vôlei, em todas as categorias.

Texto: Téo Arrabal / Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer 
Fotos: Ari dos Santos

Idosos lotam o CEMI para festejar aniversário da Melhor Idade



Prefeito Alair Corrêa anuncia aluguel da nova sede da Secretaria

O Centro Integrado da Melhor Idade (CEMI) ficou pequeno para receber as mais de 500 pessoas que compareceram, nesta quarta-feira (20/3), para o café da manhã em comemoração ao aniversário de cinco anos de fundação da secretaria da Melhor Idade de Cabo Frio. A festa contou com a presença do prefeito Alair Corrêa, que aproveitou a ocasião para dar a notícia que todos os idosos aguardavam com ansiedade: o aluguel do novo espaço da secretaria.

- Quando assumi o governo não conhecia o trabalho da Cristiane Fernandes à frente desta secretaria. Por isso, confesso: estou muito surpreso em ver como ela cuida tão bem dos nossos idosos, e como é tão querida por todos. E agora, vendo como este espaço está lotado, não tem como negar que vocês precisam de um novo espaço. Por isso, quero comunicar: a secretária Cristiane Fernandes está autorizada a fechar negócio com o proprietário do espaço que estava sendo negociado. A prefeitura vai arcar com todas as obras que precisam ser feitas para que o prédio seja plenamente adaptado para receber todos vocês – anunciou Alair.

Emocionada, Cristiane enxugou as lágrimas e agradeceu o apoio que o prefeito tem dado à Secretaria deste o início do governo, investindo em novos projetos que visam levar qualidade de vida às pessoas com mais de 60 anos, através do atendimento de saúde, cultura, entretenimento e apoios social, psicológico e jurídico.

- É muito bom quando a gente está do lado de alguém que não mede esforços para investir em qualidade de vida, e o prefeito Alair Corrêa vem investindo em nossa Secretaria desde o começo, autorizando a implantação de novos cursos, de novas atividades, e do nosso geriatra, que foi algo que nunca tivemos. Agora, com a nova sede, tenho certeza que poderemos fazer muito mais pelos nossos idosos.

Também presente ao evento, o vereador Emanoel Fernandes aproveitou a festa para entregar ao prefeito Alair Corrêa e à secretária Cristiane Fernandes a Moção de Aplausos concedida por ele e aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Cabo Frio.

- Participamos, desde o início, da criação desta Secretaria. Vimos ela nascer de um sonho que tentaram transformar em pesadelo ao transformá-la em Coordenadoria. Mas o prefeito Alair Corrêa, sabiamente, apostou no idoso, e devolveu o status de Secretaria, proporcionando todos os investimentos que estão sendo feitos, inclusive na área da saúde, que é uma novidade. Por toda esta dedicação, oferecemos esta Moção de Aplausos – discursou Emanoel.

A comemoração do aniversário de 5 anos da Secretaria da Melhor Idade de Cabo Frio, que acontece até o fim do dia com diversas atividades no CEMI para os idosos cadastrados, também teve espaço para oração de louvor e agradecimento com participação do subsecretário da Melhor Idade, Marcelo Brum, e dos secretários de Comunicação, Edinho Ferrô; de Saúde, Demócrito Azevedo; da Criança e do Adolescente, Renato Carvalho; da Mulher, Príscila Porto, e de Esportes, Alfredo Gonçalves.

Texto: da Redação
Fotos: Divulgação/SEMEI Cabo Frio

NOTA::FÓRUM MUNICIPAL DE CARNAVAL (ADIAMENTO)‏


A Liga das Escolas de Samba de Cabo Frio (LIESCF) informa que o Fórum Municipal de Carnaval, divulgado na semana passada com data de realização para o dia de hoje, não ocorrerá nessa quarta-feira.
Porém, os representantes legais das 14 agremiações das escolas de samba, que compõe a instituição, se encontrarão hoje em assembleia às 19 horas, na Morada do Samba para resolver a nova data para o evento, entre outros assuntos relativos ao carnaval. 
Lembrando que o Grêmio Recreativo Flor da Passagem realizará o evento mensal Gastronomia do Samba, que completa um ano na próxima sexta-feira, dia 22 de março, das 20 horas à meia noite, na quadra de esportes da quadra da Bandeira, na Passagem.

Att,



Premissa Comunicação Corporativa
www.premissaassessoria.com.br

terça-feira, 19 de março de 2013

DAPEDE oferece cursos e oficinas para portadores de deficiência

Inserção no mercado de trabalho, valorização e inclusão social são os principais objetivos do Departamento

Inclusão social e inserção no mercado de trabalho: esse é o foco dos cursos oferecidos pelo Departamento de Apoio a Pessoas com Deficiência da Secretaria Municipal de Assistência Social (DAPEDE). 

Diariamente, centenas de pessoas com diferentes tipos de deficiência participam de cursos e oficinas que são oferecidos no Centro Municipal de Profissionalização para Pessoas com Deficiência (CPED), localizado na Avenida Vítor Rocha 100, no bairro Parque Burle.

O centro oferece múltiplas oficinas de trabalhos manuais e artísticos, com destaque para as aulas de mosaico, pintura em tela, sustentabilidade, arte com material reciclável e papel machê.

O acesso ao maravilhoso mundo da internet e a todas as potencialidades do uso da computação também está à disposição com o curso de DOS-VOX – tecnologia que permite a inclusão digital dos deficientes visuais aliando o sistema braile à informática.

No CPED também é realizado o curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Das quatro turmas existentes duas estão concluindo e outras duas iniciando o curso, que até o ano passado era apenas uma oficina, mas a partir de 2013 passou a ser um curso completo com ementa e metodologia.

A procura tem superado as expectativas e uma nova turma terá que ser aberta aos sábados. Mais de 100 alunos estão aprendendo a se comunicar com os deficientes auditivos usando a Língua Brasileira de Sinais, e outros 60 aguardam na lista de espera por uma vaga para poder fazer o curso que já é um sucesso total.   

Além das aulas que estimulam a criatividade e desenvolvem a cognição, também são oferecidas atividades físicas de mobilidade. As aulas são ministradas por um professor de Educação Física. Entre os participantes existem muitos que são atletas e treinam para a Olimpíada dos Deficientes (OLIMPEDE).

Em meio à nova gama de projetos, destaca-se a parceria que o departamento está firmando com o PRONATEC para oferecer cursos profissionalizantes em cooperação com o SENAI e a FIRJAN.

Um curso de reciclagem de alimentos também será oferecido em breve para que a comunidade aprenda a elaborar receitas especiais utilizando cascas, sementes e sobras que podem se transformar em pratos deliciosos.  

Em abril também devem começar as inscrições para cursos de capacitação para formação de recepcionistas, telefonistas e excelência no atendimento ao cliente.

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cabo Frio (SEMAS) também visa garantir o acesso e permanência dos deficientes no mercado de trabalho.
O Departamento de Apoio às Pessoas com Deficiência (DAPEDE) firmou parceria com uma consultoria empresarial com o intuito de ofertar cursos de capacitação para os deficientes e intermediar a contratação de mão de obra.

De acordo com a diretora do departamento, Analu Pinheiro, o objetivo é investir na qualificação dos deficientes e garantir-lhes boas e adequadas oportunidades de trabalho nas empresas da região:

- Nós entrevistamos e cadastramos os empregadores que querem dar oportunidade de trabalho aos deficientes. Em seguida fazemos o casamento entre a vaga oferecida e o perfil dos candidatos em nosso banco de currículos de acordo com o tipo da deficiência e da oportunidade oferecida. Fazemos a ponte entre o empregador e os deficientes dando orientações, capacitação e qualificação. Vamos dar suporte de até seis meses às empresas para auxiliar na adaptação e no treinamento dos deficientes empregados.

O departamento trabalha com uma equipe multidisciplinar que além dos cursos e oficinas também fornece valiosas informações sobre benefícios e realiza atendimento sócio assistencial. A Secretaria de Assistência Social possui parceria com a Associação Fluminense de Reabilitação e a Fundação Pestalozzi para doação de próteses, órteses, muletas, andadores e cadeiras de roda aos deficientes.

Outra parceria, com a Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio, garante a concessão de aparelhos auditivos para os deficientes. Os deficientes também têm direito ao cartão especial de estacionamento e ao vale social – cartão de gratuidade para viagens nos ônibus intermunicipais e interestaduais.

O departamento está recebendo currículos de deficientes que queiram fazer parte do banco de dados para futuras oportunidades profissionais. Os empresários e comerciantes que quiserem oferecer vagas de trabalho para os deficientes também podem procurar o Departamento de Apoio às Pessoas com Deficiência.

Semei vai comemorar aniversário com café da manhã e baile

Secretaria completa cinco anos de criação nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (20/3) a Secretaria da Melhor Idade de Cabo Frio (Semei) completa cinco anos de existência. Para comemorar a data, a secretária Cristiane Fernandes e o prefeito Alair Corrêa recepcionarão os idosos cadastrados no Centro Especializado da Melhor Idade (CEMI) com um delicioso café da manhã, às 9 horas.

- São 5 anos de muitas lutas, onde tivemos momentos de alegria com a criação da Secretaria em 2008, de tristeza ao vê-la ser transformada em Coordenadoria pelo governo anterior, e agora de muita comemoração por ver que o prefeito Alair Corrêa comprou nossa luta por uma melhor qualidade de vida para nossos idosos transformando a Coordenadoria em Secretaria novamente, possibilitando, com isso, que possamos investir em novos projetos e que possamos cumprir as determinações do Estatuto do Idoso – explicou Cristiane.

Ainda em comemoração ao aniversário de 5 anos da Semei, nesta sexta-feira (22) será realizado o Baile da Melhor Idade. “Com a ajuda do prefeito ainda estamos definindo o local, que deve ser anunciado aos idosos durante nosso café da manhã, nesta quarta-feira” - comentou a secretária.

Festa surpresa para a secretária
Na última sexta-feira (15) os idosos atendidos pela Secretaria da Melhor Idade através dos projetos do Centro Especializado da Melhor Idade (CEMI) promoveram uma festa surpresa para comemorar o aniversário da secretária Cristiane Fernandes. A festa teve direito a bolo, salgados, biscoitos, sucos, música ao vivo com o grupo “Old Boys”, muita dança e apresentação do Coral da Melhor Idade, sob regência do professor Mauro Guedes. Também teve espaço para louvor de agradecimento e homenagens realizadas pelos idosos e funcionários.

Entre os convidados estava o vereador Emanoel Fernandes, marido da secretária, que exaltou o trabalho realizado pela Secretaria e o apoio do prefeito Alair Corrêa aos assuntos ligados à Melhor Idade. Emocionada, Cristiane Fernandes agradeceu o carinho de toda a equipe e, principalmente, dos idosos, que puxaram o coro do tradicional “Parabéns pra você”.

Texto: da Redação

Feriadão com muitas atrações em Cabo Frio



Semana Santa tem programação diversificada na cidade com shows de diversos estilos musicais e também atrações para a garotada

A Secretaria de Eventos de Cabo Frio preparou uma programação de Semana Santa para ninguém ficar de fora: do publico adulto ao infantil, diversas atrações agitaram o feriado em vários pontos da cidade.

A encenação da Via Sacra acontece na sexta-feira (29/3). A reprodução da Paixão e Morte de Jesus Cristo é uma tradição na cidade. O evento começa às 20h, passando por várias estações no Largo Santo Antônio.

No sábado de Aleluia (30/3), é a vez do rock tomar conta da cidade, com a quinta edição do Festival Rock Humanitário, no Espaço de Eventos, que fica na Praia do Siqueira. 18 bandas se apresentam a partir das 14h e caravanas de vários pontos do país já estão confirmadas. Os alimentos arrecadados pela organização do evento serão destinados a várias entidades de assistência social da cidade.

No domingo de Páscoa (31/3), é a vez da criançada. Pela manhã, a partir das 10h, um evento destinado aos pequenos acontece no pedaço mais frequentado da Orla da Praia do Forte, entre a ruas 13 de Novembro e Nilo Peçanha: Dudinha e a Galinha Pintadinha.

Diversidade musical
O feriadão terá também shows musicais em cinco palcos montados na cidade. Desta vez, a secretaria de Eventos inova e divide as atrações por estilos. Dois grandes palcos serão montados: um na Praia do Forte e outro no Espaço de Eventos de Tamoios. Além deles, três palcos menores, com shows específicos, estarão na rua Nilo Peçanha, no Largo de São Benedito, na Passagem; e no Boulevard Canal.

Na Praia do Forte, os shows começam na quinta-feira (28/3). A grande atração nos quatro dias de shows é o cantor e compositor Rodriguinho, que se apresenta no sábado (30/3), com a turnê “O Mundo dá Voltas”. Com 20 anos de carreira, Rodriguinho se apresenta em show marcado para iniciar às 22h. Em Tamoios, a principal atração é Elymar Santos, também no sábado, às 22h.

Nos três palcos alternativos, apresentações de bandas de pop-rock na Nilo Peçanha; de MPB no Boulevard Canal e de jazz e blues na Passagem.


PROGRAMAÇÃO SEMANA SANTA

ENCENAÇÃO VIA SACRA
29/03 – Sexta-feira ás 20:00h. – Largo Santo Antônio

V FESTIVAL DE ROCK HUMANITÁRIO
30/03 – Sábado a partir das 14:00h – Espaço de Eventos

FESTA DA PÁSCOA PARA AS CRIANÇAS COM DUDINHA E A GALINHA PINTADINHA
31/03 – Domingo a partir das 10:00h – Orla Praia do Forte
(entre a rua 13 de Novembro e a Av. Nilo Peçanha)

SHOWS MUSICAIS
PRAIA DO FORTE – 22h
Quinta (28/3) – Jéro & Banda
Sexta (29/3) – Sempre Assim
Sábado (30/3) – Rodriguinho

TAMOIOS – 22h
Sexta (29/3) – Som do Gueto
Sábado (30/3) – Elymar Santos
Domingo (31/3) – Sempre Assim

NILO PEÇANHA – POP-ROCK – 22h
Sexta (29/3) – Léo Barreto
Sábado (30/3) – Allan & Alex

LARGO DE SÃO BENEDITO – JAZZ & BLUES – 22h
Sexta (29/3) – Paulinho e Banda
Sábado (30/3) – Paulinho e Banda

BOULEVARD CANAL – MPB – 22h
Sexta (29/3) – Banda do Bem
Sábado (30/3) – Jéro & Banda